Galera da primeira Confêrencia CSS Brasil

A Conferência CSS Brasil

Lembro como se fosse ontem: estava no TDC (The Developers Conference) de 2014 (diga-se de passagem bem nervoso, pois era a primeira vez que iria palestrar em um evento de tal porte)quando encontrei o Jeff Prestes e o Sérgio Nascimento. Estávamos conversando a respeito do Meetup CSS pois em questão de dias iria acontecer a primeira edição que foi patrocinada pelo PayPal. Conversa vai, conversa vem e de repente surge a idéia: “Quem sabe daqui um tempo, não teremos um evento só focado em CSS! Uma conferência CSS brasileira”.

Eu na hora imaginei o quão legal seria isso, mas estava tão nervoso pela palestra e tão ansioso pela dúvida de como seria a primeira edição do meetup de CSS que admito que a princípio não imaginei que pudesse acontecer. O primeiro encontro do meetup rolou e pra minha alegria o feedback foi bem positivo. Decidi então continuar a tocar o projeto da forma que conseguisse. O tempo foi passando e o projeto, pelo menos pra mim, foi ficando cada vez mais legal e tomando proporções cada vez maiores. o/

Lembro de uma vez que vieram falar comigo que os meetups eram pra poucas pessoas (geralmente entre 20 a 40/45 pessoas dependendo do local) e que devíamos fazer algo para mais gente, pensando por exemplo em um número próximo de 100 pessoas. Aí que as coisas começaram a ficar mais claras: as pessoas queriam participar de algo só de CSS a ponto até de se sentirem incomodadas de não conseguirem vaga nos meetups. Até que uns dias depois de me convidar pra palestrar no Front in Sampa, o Sérgio veio conversar comigo e com o Fialho sobre a possibilidade de juntarmos Meetup CSS e Front in Sampa e tentarmos fazer algo voltado para CSS. Por que não, certo?

Os preparativos

Eu imaginei que daria trabalho, mas não imaginei que seria tanto. Fico pensando por exemplo como deve ser organizar um evento do tamanho da BrazilJS. Daniel, Jaydson e Felipe estão de parabéns.

Organizar uma conferência é bem diferente de organizar um meetup. Ambos são importantes, mas os pesos e proporções são bem diferentes. Sérgio e Deivid que já tinham bagagem do Front in Sampa me ajudaram muito em várias pontos.

É normal durante o percurso algumas pessoas reclamarem do valor do convite. Eu também já reclamei de achar algo caro, principalmente no Brasil (o Play 4 por exemplo). No entanto, quando você passa de participante para organizador, começa a entender os gastos necessários (que não são poucos) e faz as contas de um valor de ingresso que ajude a pagar o evento para que a organição não tenha que colocar dinheiro do próprio bolso. Gastos? Quais? Alguns poucos: coffee break, aluguel do espaço, infra estrutura, passagem e hotel dos palestrantes, credenciamento, material gráfico e por aí vai. A nossa idéia na conferência sempre foi que o evento se pagasse. Não era nossa idéia ganhar dinheiro com isso, e sim fazer algo bacana e que a própria comunidade já havia pedido.

Conforme o tempo ia passando confesso que a ansiedade e preocupação ia aumentando. Minha vontade era de que tudo saísse como planejado e que não tivéssemos que correr atrás de nada na última hora. Se valeu a pena, acho que nem preciso dizer né?!

As talks

Zeh Fernandes - Motions UI com CSS

Eduardo Shiota - Dominando a tipografia na web

Eduardo Matos - Testando seu CSS

Lourdes Montano - CSS Preprocessors: SASS 101

Bernard de Luna - The BGs

Almir Filho e Caio Gondim - 256 shades of R, G and B

Diego Eis - Flexbox to the people

Muito obrigado!

Um evento não acontece sozinho, e sim a partir da ajuda de outras pessoas e empresas e eu tenho muito a agradecer a uma penca de gente que ajudou a fazer a primeira Conferência CSS Brasil.

  • Ao pessoal da FastCommerce em especial ao Vitor e a Patrícia Furlan que desde o início apoiou o Meetup CSS e embarcou junto na Conferência CSS.
  • Ao pessoal da Matera Systems em especial para a Patricia que manteve contato conosco e nos surpreendeu com o seu empenho em ajudar a comunidade web.
  • Ao W3C Brasil em nome da Selma e do Reinaldo pela força que nos deram na reta final dos preparativos.
  • Ao Daniel Filho que sempre me tirava umas dúvidas durante o dia de trabalho e que aceitou ser o apresentador do evento e nos ajudou muito.
  • Ao Diogo Rodrigues que nos ajudou com a parte gráfica e ficava nos aguentando com e-mails e mensagens até tarde da noite.
  • A galera do ZOFE que se propôs a fazer um episódio ao vivo no encerramento do evento.
  • A galera da Netshoes em especial ao Rinaldi, Weslley, Mauricio e Igor que se propuseram a ajudar no que precisasse.
  • Aos palestrantes que aceitaram os convites e alguns que até saíram de bem longe e fizeram esforços em relação a horários para estarem na conferência. Valeu Zeh Fernandes, Bernard, Almir Filho, Caio Gondim, Diego Eis, Shiota, Edu Matos, Lourdes Montano e Daniel Filho.
  • E claro, não podia deixar de citar a minha namorada, Cristina Mansur que desde o começo me incentivou e ajudou no que precisasse e que levou numa boa 300 pessoas me zuando por tirar foto com uma ganhadora dos prêmios sorteados no evento.

Enfim, são muitos obrigados.. mas acho que o principal vai pra todo mundo que esteve presente lá e fez o evento acontecer. E os eventos continuam: esse ano ainda tem BrazilJS, Web.br e é hora de retomar o Meetup CSS!

See all posts...