Imagem de uma pessoa de costas fazendo exercício na academia.

Cuide de sua saúde!

Adotar um estilo de vida saudável é algo que muito tem se falado hoje em dia e eu acho isso demais. O principal disso tudo, pra mim, é que as pessoas tenham em mente que isso não deve ser algo temporário e sim um estilo de vida. Já vi algumas pessoas falando que trabalhar com tecnologia e levar uma vida saudável são coisas que não combinam e eu discordo totalmente. Já vi pela internet diversos relatos de pessoas que tiveram que tomar um susto pra reverter esse quadro e, assim como eu, passaram a não acreditar mais nesse oposição de tecnologia x saúde.

Quem me conhece sabe que tento levar um estilo de vida saudável e não é de agora. Fazem alguns anos já que a atividade física, dieta e acompanhamento médico fazem parte da minha vida. Esses últimos tempos fiquei muito feliz de ver pessoas, não só da área de tecnologia, mas amigos meus de outras áreas, colocarem um ponto final no sedentarismo e adotarem um estilo de vida mais saudável. Fiquei mais feliz ainda de saber que indiretamente servi de incentivo pra algumas pessoas. Como prometi pra mim mesmo, começar a escrever mais sobre o assunto, aqui vai.

Não, eu não bebo!

Fazem alguns bons anos que não bebo nada alcoólico. Coisas como: “Como assim você não bebe?”, “Mas hoje pode, é um dia especial!”, “Bebe só um pouco, não é forte esse!”, são coisas que estou acostumado a ouvir. Inclusive já fui alvo de brincadeiras em alguns eventos de tecnologia (ainda mais quando adicionava que também não bebia café).

O que muitas pessoas não sabem é o que vem por trás dessa decisão. Muitas vezes nós mesmos tomamos uma decisão, outras vezes é a vida que decide pela gente. E foi isso que aconteceu. Há alguns anos atrás eu tive um problema de saúde pra ser tratado e um dos requisitos a seguir era o de não ingerir nada alcoólico e eu simplesmente acostumei a viver dessa maneira. Poderia voltar a beber, mas aí vem de novo a questão da decisão. Já aconteceu mais de um caso, inclusive recente, de falecimento de parentes próximos devido a problemas hepáticos. Por que não evitar, correto?

Não existe bala de prata!

Se você já assistiu a algumas palestras, provavelmente já deve ter ouvido muitas pessoas dizerem que não existe uma bala de prata para um determinado problema e que a melhor solução é aquela que mais se adequa a você ou ao seu time. Eu concordo 100% com isso e acho que quando estamos falando de saúde isso vale também.

A solução que eu encontrei pra cuidar da minha saúde não é a ideal pra você. E a sua solução não vai ser 100% ideal pra outra pessoa. Assim como escolhemos tecnologias para cada pilar do desenvolvimento, podemos dizer que pra saúde conseguimos seguir caminho parecido. Se pra CSS escolhemos Stylus ou Sass, pra nossa atividade física podemos escolher corrida, bicicleta, caminhada, academia e por aí vai. Se pra JS escolhemos React, Angular ou Vanilla, pra nossa alimentação podemos seguir N dietas possíveis graças aos avanços dos estudos nessa área (disclaimer: não saia fazendo e copiando tudo que se vê na internet. Procure um profissional da área).

Não opte por “sobrinhos”!

Da mesma maneira que existem diversos artigos falando de valorizarmos os profissionais de tecnologia e que um site/aplicação “barato” pode não ter o resultado esperado, acredito que na área de saúde podemos ter pensamento similar. Não corte caminhos, um passo de cada vez. Um site, pode ser refeito, sua saúde, talvez possa ser mais complicado.

Disclaimers

  • Isso não é um post com dicas de saúde, até porque não sou um profissional da área e nem estudei isso.
  • Minha idéia era só mostrar que se eu consegui, qualquer pessoa consegue.
  • Não é fácil, principalmente no início, mas vale a pena. :)
See all posts...