Rua na China com trânsito de carros

Dicas rápidas para projetos WordPress - parte 2

Esse post é a continuação de um outro post que escrevi há uns dias atrás sobre algumas dicas rápidas para projetos em WP.

Imagens no tamanho correto

Um dos problemas que podemos perceber frequentemente em diversos blogs/sites é em relação as imagens e seus tamanhos. Por exemplo, imaginemos que numa página simples temos uma área destinada a uma imagem que pode ser trocada pelo painel do administrador. O que muitas vezes acontece é essa imagem não receber um tratamento antes de ser renderizada no HTML o que acaba resultando em imagens gigantescas em uma área de 300 ou 400 pixels; eaí o que acaba controlando o seu tamanho é o HTML (#chateado) ou o CSS (um pouco menos, mas ainda #chateado).

Isso pode ser resolvido através do add_image_size do WP onde é possível setar novos tamanhos de imagens para serem utilizados ao longo do projeto (aqui você encontra mais sobre o image size). No entanto, muitas vezes, acontece durante o projeto de uma parte do layout ou até mesmo ele inteiro mudar. Consequentemente o tamanho dessa imagem que comentamos acima muda também. Aí que entra o brother Regenerate thumbnails: com ele é possível ajustar todas as imagens do projeto (ou as que você quiser) de acordo com os novos tamanhos que foram definidos no layout.

Melhore sua busca interna

Uma das coisas mais frustantes em um site é quando nossa busca por algo não retorna nada, sem nenhuma sugestão para auxiliar. Um cara que pode ajudar nisso é o Relevanssi. Com ele é possível customizar uma série de parâmetros de acordo com a sua necessidade. Já o utilizei na versão free e atendeu perfeitamente aos requisitos do que precisava. Ainda tem a possibilidade da versão paga que oferece alguns recursos a mais como sugestões de pesquisa e uma customização muito mais personalizada com um leque muito maior de opções.

Repense o seu usuário e senha

Muitas vezes (mais do que a gente pensa) acontece de na correria do desenvolvimento, criarmos um usuário padrão admin e sua senha mais criativa ainda como admin ou admin1234 e por aí vai. Até aí tudo bem, pois estamos em dev certo? O negócio fica feio quando isso vai pra produção pois vira uma porta aberta para ataques. Caso você não tenha controle do banco e da parte dos assets, acabei caindo em um plugin que promete ajudar nisso: o Username Changer (não o testei ainda mas vale a tentativa).

Keep calm and escolha bem

Uma das coisas mais legais do WP é a grande quantidade de temas e plugins disponíveis. E uma das coisas que podem atrapalhar um pouco também é a questão da grande quantidade de temas e plugins disponíveis. Ahn?! Confuso? Pois é. Se por um lado temos um leque enorme de recursos para se recorrer, temos que sempre pesar e pesquisar a respeito de qualquer plugin ou tema a se adicionar no projeto com o objetivo de evitar qualquer problema futuro.

Resumindo…

Um projeto bem bacana pra quem se interessar na parte de plugins é o WP Plugins da antiga A2 Comunicação, nova A2ad. O projeto nasceu como uma idéia de documentar os principais plugins usados nos projetos internos e acabou ficando aberto.

Gostou? Escrevi alguma groselha? Quer melhorar? Abra uma issue mencionando o post e vamos conversar.

See all posts...