Raphael Fabeni durante evento Front in Sampa 2014

Front in Sampa 2014

No último dia 25 de outubro rolou a 3ª edição do Front in Sampa no Inferno Club. SIM, pode acreditar, é uma balada. O evento acontece durante o dia inteiro e no final ainda rola um happy hour open bar com direito a Dj e tudo.

Tinha ido nas duas edições anteriores e já havia me programado para ir nesse ano de qualquer maneira. Aí vem a notícia boa! Um dia cá estava eu de bobeira quando toca meu celular: era o Sergio, também conhecido como Elvis, que é um dos organizadores do evento, me convidando para palestrar sobre CSS3. Aceitei na hora.

Não vou mentir que não fiquei nervoso também. Vi que o evento era para 250 pessoas, e falar diante disso tudo de gente pra mim era inédito, mas tentava não ficar pensando muito nisso.

O pré-evento

Organização do evento Front in Sampa e convidados sentados em uma mesa de um bar acenando para a foto

Na sexta-feira antes, um dia antes do evento, rolou um encontro num hostel/bar ali na região dos Jardins pra oficialmente dar o start. Cheguei lá por volta das 21 e já tinha uma galera trabalhando.

Um que ia embora, chegavam mais dois. Encontrei alguns amigos como o Felipe, o Xhamps e o Jeff Prestes (que também ia palestrar) e já pude conhecer alguns dos palestrantes, como a Lêda Spelta e o João Dalben. Na hora que fui embora estava rodando um balde com caipirinha dentro. Como não bebo, me segurei no suco de laranja. ¯\_(ツ)_/¯

O evento

Daniel Filho apresentando o evento
"Faaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaala galera.."

Cheguei cedo no evento e logo de cara fui recebido pelos organizadores Elvis e Deivid. Ao entrar, a primeira palestra tinha acabado de começar, fiquei chateado só de não ouvir se o Daniel Filho soltou o famoso “Faaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaalaaaaa galeraaaa…..” logo na abertura do evento. Deixo aqui registrado que o cara fala muito bem na frente do público. Parece que tá falando com 2 ou 3 pessoas só. Quisera eu ser tranquilo assim pra falar diante de uma galera.

Guilherme e Bianca do Eu Compraria
Guilherme e Bianca do Eu Compraria

Assim que acabou a primeira palestra, levantei para ir ao banheiro e voltei com 2 livros e 2 camisetas. No meio do caminho parei no espaço onde estavam o pessoal da Novatec e da Eu compraria e não resisti. Achei legal que quem optasse por pagar via PayPal, que era um dos patrocinadores do evento, ganhava um desconto na compra. Acabei conhecendo o casal fundador (Guilherme e Bianca) do Eu compraria e bati um papo com eles. Casal muito gente fina mesmo. Se você não conhece o site, recomendo. As camisetas que comprei lá são de muito boa qualidade.

Raphael Fabeni segurando um pedaço de papel com a boca
Momento de tensão.. haha

Um negócio que achei legal do Front in Sampa foi o tanto gente conhecida que estava lá. Pude rever e conversar com vários amigos que há algum tempo não via.

Minha palestra era a última do evento e parecia que o tempo não passava. Ansiedade tava em nível extremo e eu queria que chegasse logo a hora. Até a pizza que comi na hora do almoço com o grande Shankar Cabus não me acalmou.

As palestras do Front in Sampa

Vou atualizando aqui conforme for achando os links das palestras.

Diversão com Google Maps API

Cheguei no evento e a palestra do Kenzo Porto tinha acabado de começar. Ele mostrou vários exemplos de como o Google Maps é poderoso e pode ajudar e muito nas aplicações.

Criando componentes AngularJS

Confesso que não sou um expert em Angular, mas o Ciro Nunes fala numa calma e deixa o assunto tão fácil, que mesmo quem não tenha um conhecimento profundo sobre Angular consegue entender facilmente.

Por sinal, na palestra ele anunciou que está organizando um curso sobre Angular. Quando tiver mais informações posto aqui também pois sou um dos interessados.

Ao infinito e além com WebStorm

O Anderson Casimiro apresentou o WebStorm e falou um pouco sobre ela. Confesso que tudo pareceu muito fácil e pretendo testá-la em breve.

Jogos: indo além do simples CSS!

1 minuto de silêncio! A Fernanda Bernardo mitou! Ela fez um jogo apenas em CSS. O raciocínio que ela teve com a lógica do projeto foi sensacional. O feedback da galera foi incrível. Aqui o link da palestra.

Dados sobre dados: Microdata e Open Graph

O Leo Beto falou sobre semântica e informação. Achei muito boa a palestra pois é um assunto que me interessa bastante. O Leo falou de pequenos detalhes e que são coisas simples mas que podem trazer inúmeros ganhos para o projeto.

Vídeo na web: além da tag video

O Thiago Pontes deu um show falando sobre o Clappr, que é um player HTML5 opensource e é utilizado na Globo.com.

Atual mercado para front-end

O João Dalben falou sobre o mercado front-end da visão de alguém que já esteve no meio e hoje está ausente. Ele abordou diversos assuntos, alguns até polêmicos como valor de trabalho por hora de um desenvolvedor e como isso é visto no contexto geral.

Web design responsivo

Parem tudo! Essa foi a minha reação ao ver o Maujor subir para palestrar. O dinossauro do CSS contou um pouco sobre como começou sua carreira e falou de design responsivo abordando inclusive a nova tag picture.

Desmistificando a acessibilidade web

Sensacional! Essa é a palavra que posso descrever a palestra da Lêda Spelta. Era a que mais queria ver e correspondeu às expectativas. Ela mostrou como pode ser difícil e às vezes até impossível para uma pessoa deficiente visual, acessar o conteúdo de um site, ou melhor, tentar descobrir o conteúdo.

Recomendo a leitura do post do grande Eduardo Matos que fala mais sobre o tema da palestra: Front in Sampa, acessibilidade e o tapa na cara que levei.

O poder está no front-end

Conheci a figura do Shankar Cabus no TDC desse ano e já tinha visto sua palestra. O cara manda muito bem na apresentação e o que acho mais legal é que ele consegue passar uma mensagem importante de forma engraçada.

Testes A/B: Pequenas mudanças, grandes resultados

O mestre Jeff Prestes falou sobre testes A/B e deu dicas e vantagens do uso dessa técnica. Destaque pra sua perfomance, que como ele disse foi de rei do camarote: entre um tópico e outro ele jogava camisetas pra galera. Procurando link da talk.

Entendendo o design material do Google

Gostei bastante da talk do Neto Marin. Ele falou a fundo das mudanças que ocorreram com o redesenho da interface do Android. Um dos pontos que mais me chamou a atenção foi numa frase que ele disse a respeito de evitar que o usuário adivinhe o que aconteceu e o sistema mostrar isso pra ele. Muito bom!

Os paranauês do CSS3

Por fim, eu falei um pouco de CSS3 e o quanto ele pode enriquecer os detalhes da sua aplicação. Mostrei alguns exemplos práticos e pegadinhas no uso. No fim da talk, fiz o anúncio da Conferência CSS Brasil.

Resumindo

Raphael Fabeni durante palestra no Front in Sampa 2014

Comentei com um pessoal já e deixo registrado aqui: tem dias que ficam marcados pras pessoas. Pra mim, esse foi um deles; palestrar num evento como o Front in Sampa e ter na platéia várias pessoas que você considera referência é uma honra. Fiquei bem feliz, principalmente com o feedback que recebi.

Uma coisa que me deixou muito feliz foi o grande Maujor, vir falar comigo e com o Ciro Nunes pra não deixarmos a peteca cair e continuarmos com os nossos projetos: Ciro com a recente idéia de cursos de Angular (na espera pra me cadastrar viu Ciro?!) e eu com o Meetup CSS. Digo por mim e acredito que pelo Ciro também que não deixaremos. :)

No geral o evento foi show de bola; revi grandes amigos, dei risada pra caramba e fiz várias amizades novas. Que venha a edição 2015!

Se quiser ver mais fotos do evento, no álbum do Facebook o pessoal já publicou algumas.

See all posts...