Dois homens se cumprimentando em frente a um carro antigo (provavelmente década de 20 ou 30

Mantenha seu conteúdo atualizado

Um usuário, na grande maioria das vezes, acessa um site com um determinado objetivo: seja buscar os números do último concurso da loteria, imprimir os resultados de um exame médico ou até pedir algo pra comer. Cabe a você, (ou a nós) pensar na melhor maneira/experiência em como ele vai fazer isso.

Não entrando muito na questão de como essa experiência vai ser projetada, mas sim, em algo que talvez seja o ponto focal da coisa toda: a informação ou conteúdo que o usuário procura. Uma questão que muitas vezes é deixada de lado, abandonada e que só tem a devida atenção quando os problemas começam a aparecer.

Em um mundo não tão distante de projetos digitais, o que acontece com frequência é história do comigo morreu. Uma determinada parte do site precisa fechar seu conteúdo:

  • a área X diz que não é com ela e fala que é responsabilidade da área Y;
  • já a área Y diz que não faz muito sentido isso ser com ela e diz que é demanda da área Z;
  • a área Z diz que não é com ela também, mas que pode ajudar; no entanto, como ela está com várias outras coisas em andamento, vai demorar algum tempo…

Eaí conseguimos prever o resultado dessa gangorra: o conteúdo sai pior que a atual seleção brasileira de futebol.

Um caso real: a recompensa

Apenas me motivei a escrever brevemente sobre isso pelo fato de recentemente ter passado pelo problema do conteúdo desatualizado. Tinha alguns pontos no meu cartão de crédito e precisava trocá-los por algum benefício pois iria cancelar o cartão. Ou seja, pesquisei um pouco (não muito pois não tinha muitos pontos), mas fiz uma escolha: troquei algo meu, por uma recompensa.

A idéia da recompensa é um ponto importante, pois eu, como usuário, me senti empolgado e animado em poder estar ganhando algo, mesmo que a partir da troca de pontos.

A recompensa nada mais era do que alguns créditos para se usar em um dos estabelecimentos. A empresa tinha um site que disponibiliza algumas informações sobre o programa, dentre elas um mapa que mostrava os locais dos estabelecimentos. Até aí tudo bem. Peguei o endereço de alguns próximos da minha casa e adivinhem? Em dois lugares, me disseram que não sabiam de benefício/crédito nenhum e em outro, o local simplesmente não existia.

Entrei em contato e me posicionaram que estavam tomando as medidas necessárias e que pediam desculpas pelo ocorrido. Disse que achava um absurdo mas que acreditava ter dado muito azar e iria tentar novamente em outra região. Fiz isso e adivinhem? Estabelecimento todo fechado com placas de madeira (provavelmente para reforma/construção).

Parece brincadeira certo? Mas não é. O que eu tiro disso tudo é que algo que a experiência era pra ser ótima pois estaria utilizando um benefício/recompensa, se tornou totalmente em algo totalmente oposto. Eu, como usuário, assim que utilizar o benefício (espero que logo), pretendo não mais voltar a usar os serviços da empresa.

Gostou? Escrevi alguma groselha? Quer melhorar? Abra uma issue mencionando o post e vamos conversar.

See all posts...