Imagem mostrando o espaço cheio de estrelas

O dia em que a comunidade se uniu e mostrou a sua força

Era um dia como outro qualquer: pra variar uma garoa chata e um trânsito caótico em São Paulo. Tinha chegado mais cedo no trabalho e estava eu navegando na *interwebs da vida e acabei caindo nesse site. Era uma página com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar um cara que tinha um certo tipo de câncer e que suas chances de cura aqui no Brasil haviam se esgotado e, sua única real chance de melhora era um tratamento nos EUA.

Comecei a procurar mais a respeito desse cara e descobri que ele era o Leonardo Konarzewski e que da mesma maneira que eu e uma galera, trabalhava com desenvolvimento web. Me sensibilizei com a história e fiz minha doação naquela hora. Ainda era cedo, senão me engano em torno de umas 9 e pouco da manhã.

Poucos minutos depois, comecei a conversar com o Sérgio a respeito da campanha e ele comentou que também estava fazendo a sua doação. A história começou a correr no boca a boca da internet e em pouco tempo, na minha timeline do Twitter já apareciam vários tweets sobre a campanha.

Por volta das 10 e pouco da manhã, comecei a conversar com o pessoal da organização da Conferência CSS Brasil e surgiu a idéia: por que não ajudar a campanha através da conferência? O Sérgio lançou a idéia, discutimos a melhor forma e por volta das 11 e 20 da manhã, soltamos uma promoção no Twitter e no Facebook.

Ao mesmo tempo, outras pessoas e organizações começaram a divulgar e ajudar na campanha. Por exemplo, o Nando Vieira doou todas as inscrições da HOWTO de 10 a 18 de março para a campanha.

E as coisas não pararam por aí: no dia seguinte o ZOFE, que é um podcast voltado para o desenvolvimento front-end, publicou um episódio bem bacana entrevistando o Léo, onde ele conta toda a história dele por trás da campanha. Nesse momento o número de pessoas atingidas para auxiliar na campanha, acredito eu que já era bem alto.

E você acha que parou por aí? Não senhor(a). O irmão da prima da minha amiga que namora o cunhado do vizinho de um amigo meu, me contou que viriam coisas maiores por aí. Eu estava empolgado pra ajudar no que pudesse e fui atrás, mas quando soube já era muito em cima. De qualquer forma, o projeto saiu em questão de poucos dias e acho que não existe uma palavra pra descrever esse projeto sensacional que uma galera bem bacana lançou.

Se você trabalha com desenvolvimento, em algum momento já deve ter ouvido falar nos nomes Daniel Filho, Diego Eis, Nando Vieira e Fabio Akita, certo? Pois então, essa galera além de ser muito boa tecnicamente, tem um coração do tamanho do mundo. E quando pessoas assim se juntam, o resultado sempre são coisas bem legais. Poucos dias depois, todos esses nomes que citei acima, mais alguns (de peso, diga-se de passagem), lançaram o Front-End United. Um projeto que na sua primeira campanha visa ajudar o Léo a conseguir a quantia necessária pro seu tratamento nos EUA. Como? Eles organizaram um evento online, o Devs pelo lekz no sábado dia 21/03 pela bagarela de R$50.

Pelo pouco que sei e conheço, acredito que vem mais coisa por aí. E claro, se você ainda não ajudou, corre lá e faz a sua doação. Qualquer ajuda é válida!

See all posts...